Pesquisar este blog

Bombeiro Civil deve ter lei federal obrigando a contratação do mesmo aonde for aplicada as medidas da NBR 14.608|07?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bombeiro Civil ou Brigadista Particular - Parte 1º


É incrivel como existem pessoas que querem porque querem a qualquer custo, em tese descriminar a profissão de Bombeiro Civil, exemplo é o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) na foto ao lado, com sua Lei 5358/09, que substitui a designação "bombeiro civil" por "brigadista particular". O autor afirma que a mudança de nome é necessária por envolver assunto de Estado.

Segundo Laerte Bessa, o termo "bombeiro" tem o mesmo valor, para o Estado, que o termo "polícia". O deputado lembra que nenhuma empresa de vigilância ou de segurança pode intitular-se "polícia particular" ou "polícia privada", porque o termo "polícia" é próprio de uma função do Estado. Ele argumenta que tratamento similar deve ser conferido ao termo "bombeiro".

Mas amigos, conversando com Bombeiros Militares, Civis, Sargento da Polícia Militar dentre outros, os mesmos discordão totalmente dessa pura palhaçada que é a Lei 5358/09, afinal o termo Bombeiro é da sociedade, e não de assunto para o estado, basta lembrar que já existe a diferença entre Bombeiro Civil x Bombeiro Militar, segue abaixo:

Bombeiro Civil: O Termo civil já descaracteriza qualquer termo de ser um Militar, e o mesmo de não pertencer ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPDPMESP) ou em outros estados do Brasil igual a São Paulo.

Bombeiro Militar: Membro pertecente as forças militares do estado.

É simples, Brigadista é brigadista e o Brigadista Particular já existe sim, são os brigadistas das edificações, que são pertecentes a aquele estabelecimento, o que os tornar Brigadistas "Particular" e o Bombeiro Civil, sempre sera um Bombeiro Civil lider de uma brigada, em salvar vidas, prevenções de acidentes, dentre outras funções que um Bombeiro seja Civil ou Militar, trabalham em prol a vida.



3 comentários: